MEMBRANA CELULAR E CITOPLASMA - CAP. 5
O conceito de membrana, certamente, é de fácil compreensão para qualquer pessoa que tenha uma certa vivência. Imaginamos algum tipo de película que envolve e protege alguma coisa. Na biologia, quando tratamos de Membranas biológicas, (biomembranas), podemos considerar os princípios de envolvimento e proteção de algo. Contudo devemos considerar outros fatores, tipo, o que ela a biomembrana protege? De que ela é formada? O que pode entrar ou sair da célula? Como esse transporte funciona? se a célula consume nutrientes, gases, água e sais minerais por exemplo, como eles entram e saem da célula?
São essas questões que vamos tentar levantar nesse post.
É a membrana celular, que faz o filtro daquilo que deve entrar e sair da célula. Mais esse filtro é vivo, ele funciona utilizando mecanismos biológicos, físicos e químicos. Ou seja não é apenas uma película inerte. Ela é ativa. Isso se deve principalmente a sua composição. Ou seja como e de quê ela é composta.
São duas camadas formando a membrana celular, uma deixa os mecanismos (compostos orgânicos) receptores voltados para fora da célula. E a outra camada tem mecanismos que ficam voltados para o interior da célula.
essas camadas são formadas por pequenas moléculas de gordura e sais minerais, que se assemelham a minúsculos alfinetes, com uma cabeça de sal mineral e duas hastes de gordura. Esse sal é o fósforo e as gorduras são chamadas de lipídios.
Emparelhadas uma ao lada da outra essas estruturas formam uma espécie de barreira, com a cabeça do alfinete voltada para fora, enquanto a gordura está voltada para o interior da célula.
Embaixo dessa camada existe uma outra com a mesmo composição, mas posicionada de maneira invertida, de forma que as "cabeças" ficam para dentro da célula e a gordura fica interagindo com a gordura da membrana externa.
Daí temos uma dupla camada membranosa envolvendo todo o material do interior da célula. Já dentro das células é possível localizar estruturas ainda menores que também possuem esse tipo de membrana. Depois vamos detalhas esses componentes.
Com essa dupla camada de proteção a célula tem dificuldades de absorver nutrientes, ou descartar o que já não precisa mais. Para isso existem outras estruturas que ultrapassam as duas camadas e funcionam como portas de entrada e saída de material. Essas estruturas podem ser uma molécula de proteína por exemplo. Feita de vários formatos diferentes as proteínas servem como um portão que funciona em duas etapas, primeiro abre a parte de fora da membrana, o material entra em seguida essa parte é fechada e abrindo para o interior da célula. Existem outros componentes que tem funções similares.
Só consegue entrar na célula o composto que tiver uma interação química com as proteínas e as outras substâncias presentes na membrana celular. Caso não haja uma interação a célula não absorve o material.
Para a célula se manter estável, funcionando corretamente ela deve está em condições adequadas de acidez, temperatura e na presença de água por exemplo. Toas as interações celulares ocorrem em meio aquoso, ou seja, dentro d'água.
Com essas características a membrana plasmática faz um trabalho de seleção daquilo que entra e sai da célula. Uma propriedade chamada de permeabilidade seletiva.
Os detalhes da composição da membrana e de como ela funciona podemos observar no vídeo a seguir.
Agora você pode voltar na sala de aula virtual e fazer as atividades que foram postadas na sua turma...
Boa sorte!!!