FUNDAMENTOS DE CITOLOGIA
| Foto: Prof. Falcão |
Nesse módulo vamos estudar sobre como as células foram identificadas, quais os equipamentos necessários para realizar estudos essas estruturas, e porquê todos os seres vivos são constituídos por células. Em seguida vamos conhecer a membrana celular, sua composição e suas características. daí vamos explorar o interior da célula, uma região denomina citoplasma, conhecer os minúsculos órgãos que fazem a célula funcionar, e por serem muito pequenos são chamados de organelas e o núcleo região onde ficam armazenas das cadeias de DNA, o material genético das células.
Para uma maior compreensão das células precisamos entender que todos os corpos dos seres vivos são formados por elas, no caso dos humanos. Seus ossos, pele, músculos, nervos e todos os outros órgãos e sistemas são formados por essas minúsculas "peças" que vão se unido até montar um corpo completo. Isso dá a célula a condição de componente estrutural dos seres vivos, quer dizer que são elas que dão aos seres vivos seus formatos. com isso são chamadas elementos morfológicos dos organismos vivos.
Um outro aspecto fundamental da célula é o fato de que as funções vitais dos seres vivos ocorrem a nível celular. Isso quer dizer que quando respiramos, comemos ou nos movimentamos, por exemplo só é possível porquê são as células que realizam essas tarefas. Quando respiramos o ar entra em nosso pulmão e daí é transportado pelas células do sangue para todas as outras células do corpo, daí ele entra nessas células e é processado no interior das organelas depois a sobra ou o gás carbônico produzino durante esse processo é levado até o sangue novamente, transportado até o pulmão e liberado na troca com outro ar que está entrando. o mesmo acontece com alimentos.
Quando ingerimos algum tipo de alimento, ele vai ser absorvido pelas células do intestino, levado até a corrente sanguínea e em seguida distribuído para o restante do corpo. Onde cada célula deixa entrar o que ela precisa para construir novas células, fazendo o organismo crescer ou se renovar, ou utiliza as substancias para fornecer energia, proporcionando movimento ao organismo por exemplo. Portanto a células é a unidade onde os processos vitais, onde as atividades que permitem ao organismos continuarem vivos acontecem. Isso dá a elas o título de unidades fisiológicas dos seres vivos.
Temos ainda uma outra característica específica da célula: Uma célula só pode ser gerada por outra célula. Por fazer parte de um organismo vivo as células não podes ser geradas de outra coisa que não seja outra célula. Dessa forma uma célula só pode surgir de outra célula. dando a ela a propriedade de ser a responsável pela transmissão das características hereditárias dos seres vivos.
O que nos leva a mais um aspecto da célula, ela é quem pode gerar outro ser vivo. Isso ocorre de várias formas dependendo do organismo, e da sua forma de reprodução. Estudaremos isso mais adiante.
Uma vez que entendemos essas propriedades das células podemos então explorá-las mais detalhadamente, pra entender como ela respira o ar que os pulmões enviam pra ela, como elas utilizam as substancias extraídas dos alimentos ou como elas agem pra se duplicam fazendo os organismos crescerem, ou se reproduzirem.
Isso vou continuar nos próximos post's, para acompanhar os capítulos do Livro didático.